segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Por que sofrer sem necessidade?

Embora pareça um contrassenso, para se aproximar da felicidade, convém observar ao que parece ser o oposto dela, o sofrimento.
É fundamental diferenciar dor de sofrimento. O primeiro é o dano e as sequelas provocadas em alguém por uma lesão ou golpe físico ou emocional. Já o segundo consiste na forma como nossa mente percebe, interpreta e vivencia essa dor, e que muitas vezes se transforma em um calvário ainda maior.
Por exemplo, quando se erra o martelo e ele atinge a mão, a dor costuma ser bastante desagradável, dependendo da força. Mas o problema é que ela pode não se limitar a isso, pode provocar lamentação, arrependimento e frustração.
Em vez de apenas aceitar a dor da martelada, muitas pessoas poderiam remoer o erro e pensar consigo mesmas que deveriam ter sido mais cuidadosas, e acabam se culpando categoricamente pela falha. Num extremo, algumas poderiam até 'travar' e deixar de fazer trabalhos manuais para o resto da vida.
Vamos para mais um exemplo. O namoro acaba após anos de felicidade, o que parte o coração e causa muita dor. Nas semanas ou meses seguintes, a pessoa sofre, chora, sente-se 'dor de cotovelo' e se repete que a culpa é dela, que deixou escapar a pessoa de sua vida, sua alma gêmea, e não encontrará outra igual.
"Conclusão: a dor é ineludível, porque ao longo da vida sofremos todo tipo de traumas e feridas, mas o sofrimento, ou pelo menos um alto percentual da angústia e amargura que causa um fato doloroso, pode ser evitado mudando a percepção sobre ele e o aceitando", assinala o terapeuta transpessoal Raúl Vincenzo Giglio, especialista em acompanhamento a pessoas de luto.
Segundo ele, uma das formas mais saudáveis de perceber a dor é aceitá-la, reconhecendo que a existência humana é dual e em transformação. "Os sábios orientais costumam comparar a vida a um rio, que flui entre duas margens, a da felicidade e a da dor, e cujas águas estão em permanente contato com ambas as margens".
Outra forma positiva de enxergar a dor é considerá-la como o que realmente significa, "um sinal de alarme ou sintoma enviado por nossa mente ou corpo para indicar que há em nosso organismo ou mundo psicológico algo que não funciona bem, que requer nossa atenção e que devemos revisar ou solucionar", assinala Giglio.

(noticias.msn)

Nota: Querido amigo, acredite na promessa, que nos diz que tudo o que sofrermos nesse mundo irá passar, pois, no grande dia, Deus nos revelou que  limpará de nossos olhos toda a lágrima.

E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. Apocalipse 21:4

2 comentários:

  1. ' aai Jesus, veem logo pra acabar com tudo de ruim que há nesse mundo, incluindo os meus pecados ...

    O bom é que podemos ter a certeza de que Ele nos ama, nos perdoa e lança os pecados nas profundezas do oceano! *----*

    MELHOR NÃO HÁ! ♥

    ResponderExcluir